Tratamento da fístula anal

Veja o vídeo em que descrevo com detalhes a técnica de tratamento de fístula com laser.

Fístula anal é um “túnel” que se forma entre o interior do ânus e a pele ao redor da região anal.

O principal sintoma relatado é a saída de secreção por um pequeno orifício perto da região anal, com aspecto semelhante a um sangue ralo, amarelado com odor fétido e fezes líquidas.

DiagramaDescrição gerada automaticamente

Figura 1: Fístula anal.

Como se forma a Fístula Anal?

Acredita-se que a fístula anal é causada por uma infecção nas glândulas anais, que manifesta-se como abaulamento anal, associada a vermelhidão, dor e calor no local, que seria a fase aguda do abscesso anal.

Após a fase aguda da inflamação inicial pode ocorrer formação de um caminho entre a glândula anal doente e a pele, levando a fase crônica da doença da fístula anal.

Outras causas mais atípicas de fístula anal são a Doença de Crohn, tuberculose, AIDS, cirurgias anais prévias, câncer e traumatismo por corpo estranho ou trauma obstétrico.

Após essa breve explicação sobre a formação da fístula anal seguiremos com as opções de tratamento.

OPÇÕES DE TRATAMENTO DE FÍSTULA ANAL

O tratamento das fístulas anorretais é sempre cirúrgico. Assim, ele visa eliminar a fístula, prevenir a recorrência e preservar a continência fecal do paciente.

Os casos mais superficiais exigem um tratamento mais simples. Já nos casos de fístulas complexas, quando é comum o envolvimento dos esfíncteres, o tratamento pode se tornar difícil e, em alguns casos, há necessidade de realizar mais de um processo cirúrgico.

A grande preocupação dos cirurgiões e pacientes é o risco de prejuízo no controle de gases ou escape fecal. Isso significa que existe o risco de a doença afetar a qualidade de vida do paciente.

Tratamento de Fístula anal com LASER – FILAC - Fistula-tract Laser Closure

Essa opção atua por efeito fototérmico, destruindo o tecido das paredes da fístula e colabando o trajeto. O laser é introduzido desde o orifício da pele até a origem da fístula no canal anal. Assim, ele atua selando este trajeto sem a lesão da musculatura que controla a continência fecal.

O Laser de Diodo produz uma energia radial em 360 graus até cauterizar toda a parte interna dos túneis da fístula, desidratando e selando o seu interior, fechando todo o trajeto. O efeito de cicatrização e remodelamento do laser pode persistir por mais 3 a 6 meses após o procedimento ter sido realizado.

O uso do laser para fístula anal pode ser combinado com outras técnicas para otimização de resultados.

VAAFT (Video Assisted Anal Fistula Treatment)

É uma técnica utilizada para o tratamento cirúrgico de fístulas anais complexas, que permite a visualização direta do trajeto por via endoscópica. Isso ocorre por meio de um instrumento fino e rígido (óptica), conectado a uma câmera, que é exibido em uma tela, permitindo o estudo detalhado dos trajetos.

Nessa técnica, é possível raspar e cauterizar o trajeto da fístula. Assim, pode-se estimular o fechamento do caminho entre o canal anal e a pele ao redor do ânus.

Fistulotomia Anal

Utilizada no manejo das fístulas perianais simples e baixas (com pequeno envolvimento dos esfíncteres anais). Nesta técnica, o trajeto da fístula é aberto totalmente para “raspagem” das paredes internas e limpeza local.

Se a fístula for adequadamente avaliada no pré-operatório a chance de incontinência fecal é pequena.

Sedenho ou Seton

A aplicação do sedenho tem 2 conceitos:

• Sedenho de drenagem, que é a passagem de material inabsorvível no trajeto para facilitar a saída da secreção. Tem a finalidade de controle infeccioso e espessamento de paredes para realização de cirurgia definitiva posteriormente.

• Sedenho cortante, que teoricamente permite uma secção lenta e progressiva de parte do esfíncter anal abaixo da fístula, contanto com a fibrose que cicatrizaria o esfíncter cortado. Técnica em desuso por representar um risco aumentado de incontinência fecal.

LIFT (ligation of the intersphincteric fistula tract)

É realizada uma pequena incisão na região entre o esfíncter anal interno e externo, disseca-se até identificar o trajeto da fístula. Esse trajeto é cortado e separado, interrompendo a comunicação do canal anal com a pele, preservando-se os esfíncteres. Essa é uma técnica interessante nas fístulas transesfincterianas.

Cola de fibrina e Plug de colágeno

A ideia, nesse caso, seria obstruir o trajeto preenchendo-o mas infelizmente os resultados não são animadores por não demonstrarem resultados consistentes.

Retalho de avanço endoanal

É a retirada do orifício interno do túnel da fístula e da glândula doente. Além disso, é confeccionado um retalho de mucos do reto saudável. Esse retalho é suturado no local onde ficava a cripta doente que origina a fístula.

Retalho de Avanço Endoanal - Tratamento de Fístula Anal

Figura 3: Retalho de Avanço Endoanal - Tratamento de Fístula Anal

COMENTÁRIO:

O tratamento da fístula anal não é fácil para o paciente e nem para o médico. Dessa forma, exige bastante paciência de ambos.

Além disso, quanto menos agressão for feita no complexo mecanismo de continência fecal melhor será o resultado funcional do procedimento realizado. Então, procure um coloproctologista experiente e atualizado que possa te proporcionar um tratamento efetivo.