POMADAS PARA HEMORROIDAS

7/16/2022

Neste texto vou descrever os medicamentos mais utilizados e prescritos para controle dos sintomas de hemorroidas. Pomadas para hemorroidas é um dos temas mais procurados no Google na área de Coloproctologia. Isso se deve a grande frequência da manifestação de sintomas relacionados as queixas das doenças anais na população mundial. Teoricamente metade das pessoas tiveram ou terão sintomas relacionados a hemorroidas, fissuras, fistulas e plicomas.

ÍconeDescrição gerada automaticamente

Hemorroidas são um conjunto de veias e artérias, fibras elásticas e musculares. As hemorroidas se localizam no canal anal, região entre a pele do ânus e a mucosa do reto. Essas veias tornam-se dilatadas e salientes em consequência de fezes endurecidas, esforço excessivo ao evacuar, obesidade ou gravidez.

Existem dezenas de marcas e tipos de cremes, soluções e pomadas que podem ser utilizadas no tratamento de hemorroidas. Estes medicamentos podem possuir componentes com ação anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante que ajudam a aliviar os sintomas de dor, sangramento, coceira, ardor e muco.

As diferentes pomadas, cremes e loções podem ser usadas em fases diferentes da doença hemorroidária. Algumas pomadas para hemorroidas são usadas na fase mais aguda da doença onde o mais importante é a analgesia (diminuir a dor) e a redução do processo inflamatório. Enquanto outras podem ser usadas em casos mais arrastados e crônicos da doença, pensando mais na ação cicatrizante. Isso só pode ser decidido pelo médico especialista em coloproctologia que não só diagnostica como avalia o momento da doença e o que é mais indicado naquela ocasião. Além disso essas medicações não são isentas de riscos e não é incomum encontrarmos casos de reações alérgicas sobrepostas a doença anal pelo uso errôneo das pomadas.

Desenho de personagem de desenho animadoDescrição gerada automaticamente com confiança baixa

Clique aqui e leia um texto completo sobre hemorroidas e seu tratamento!

Esses são os medicamentos que podem ser utilizados na forma de gel, pomada, creme ou spray para auxiliar o controle de sintomas relacionados a hemorroidas: 

***Não realizar a automedicação, explicações meramente informativas.

  • Proctyl®: esse produto pode ser utilizado na forma de supositório e creme, na sua composição são descritos o Policresuleno, que tem ação de assepsia e hemostasia, ou seja, limpeza e controle de sangramento, e o cloridrato de Cinchocaína, que possui função anestésica nas hemorroidas. 

  • Lidocaína® ou Xylocaína®: pode ser utilizado na forma de gel ou creme e tem ação exclusiva no controle da dor por serem anestésicos tópicos nas hemorroidas.

  • Andolba®: esse medicamento tem apresentação na forma de spray e sua função é de anestesiar e dar alívio de coceira das hemorroidas, é composto por Benzocaína, Triclosana e Mentol.

  • Hemovirtus®: é composto por Hamamelis Virginiana, Davilla Rugosa, Atropa Belladonna, Mentol e Lidocaína. Sua função é dar um efeito anti-inflamatório, vasoconstritor (contração dos vasos), anestésico e alívio de irritação da região das hemorroidas.

  • Ultraproct®: é um creme que tem como principais componentes a Fluocortolona e o anestésico local lidocaína. A Fluocortolona é um tipo de corticoide que auxilia no controle de inchaço, irritação e coceira.

  • Bepantol derma®: tem como principal componente a Pró-vitamina B5 (dexpantenol) que faz a hidratação e auxilia na restauração natural da pele.

  • Proctan®: possui na sua composição Hidrocortisona, Lidocaína, Óxido de Zinco e Subgalato de Bismuto, que atuam no alívio de sintomas como dor, inchaço local, ardor e coceira, além de ação cicatrizante e secante de lesões que liberam secreção.

  • Hemocort®: sua formulação e efeito são muito semelhantes ao Proctan.

  • Hemofiss®: sua formulação e efeito são muito semelhantes ao Proctan.

  • Proctosan®: sua formulação e efeito são muito semelhantes ao Proctan.

  • Proctfis H®: sua formulação e efeito são muito semelhantes ao Proctan.

  • Proctoderm®: é um sabonete líquido específico para região íntima anal. A composição desse sabonete de uso anal e perineal é Extratos de Calêndula, Centella Asiática, Malva e Camomila, que possuem propriedades anti-inflamatórias, trazendo alívio da irritação da pele e coceira no ânus.

A automedicação não deve ser praticada e caso possua sintomas de hemorroidas ou outras doenças anais como fissura anal, fístula anal e plicomas procure um coloproctologista, que é o especialista em doenças intestinais e do canal anal para realização de exame de toque retal e anuscopia, para fazer a avaliação necessária para diagnosticar e determinar qual o tratamento necessário para o seu caso.

Uma imagem contendo DiagramaDescrição gerada automaticamente

Agende sua consulta agora.

Obrigado. Em breve entraremos em contato.
Ops... Alguma coisa deu errada. Tente atualizar a página.