POMADAS PARA HEMORROIDAS

Existem algumas condições médicas que são verdadeiros tabus para a sociedade, não necessariamente por serem algo extremamente complicado, mas sim por, de alguma forma, causar vergonha. A hemorróida é uma dessas condições que, por deixar algumas pessoas envergonhadas, faz com que elas nem ao menos conheçam as principais pomadas para hemorroidas. 

Neste artigo, você irá conhecer alguns dos principais e mais utilizados medicamentos prescritos para o controle dos sintomas de hemorroidas. Pomadas para essas condições são alguns dos temas mais procurados no Google na área de Coloproctologia, o que mostra que há sim um interesse da população no assunto.

Isso, em suma, se deve a grande frequência da manifestação de sintomas relacionados às queixas das doenças anais na população mundial. Teoricamente, metade das pessoas tiveram ou terão sintomas relacionados a hemorróidas, fissuras, fístulas e plicomas - mas deixarão de falar ou procurar sobre o assunto por pura vergonha. 

ÍconeDescrição gerada automaticamente

Mas afinal de contas, o que são as hemorroidas?

Antes mesmo de falar sobre os tipos de pomadas para hemorróidas, é preciso entender o que exatamente é essa condição. Em suma, as hemorroidas são um conjunto de veias e artérias, fibras elásticas e musculares, as quais estão localizadas no canal anal, na região entre a pele do ânus e a mucosa do reto.

Essas veias se tornam dilatadas e salientes em consequência de fezes endurecidas, esforço excessivo ao evacuar, obesidade ou gravidez. A partir daí, começam as dores e outros sintomas bastante característicos dessa condição como, por exemplo, o próprio sangramento. 

Como são as pomadas para hemorróidas?

O fato é que existem dezenas de marcas e tipos de cremes, soluções e pomadas que podem ser utilizadas no tratamento de hemorroidas. Esses medicamentos podem possuir componentes com ação anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante que ajudam a aliviar os sintomas de dor, sangramento, coceira, ardor e muco. 

No entanto, é importante ressaltar que esses diferentes cremes, loções e pomadas para hemorróidas podem ser utilizados em diferentes fases da doença. Isso significa que o uso de um dos produtos não necessariamente fará efeitos significativos tanto em um cenário mais grave quanto mais simples, por exemplo.

Algumas pomadas para hemorroidas são utilizadas ainda na fase mais aguda da doença, onde o mais importante é a analgesia, ou seja, a diminuição da dor, e a redução do processo inflamatório. Outras podem ser usadas em casos mais arrastados e crônicos da doença, pensando em uma ação cicatrizante.

Vale a pena ressaltar que quem irá decidir qual pomada usar para cada caso é o médico especialista em coloproctologia, o qual não apenas realiza o diagnóstico como, também, avalia o momento da doença. Além disso, essas medicações não são isentas de riscos e não é incomum casos de reações alérgicas sobrepostas a doença anal pelo uso errôneo das pomadas. 

Desenho de personagem de desenho animadoDescrição gerada automaticamente com confiança baixa

Clique aqui e leia um texto completo sobre hemorroidas e seu tratamento! 

Medicamentos que podem ser utilizados no tratamento de hemorroidas

Como já citado anteriormente, existem alguns medicamentos que podem ser utilizados na forma de gel, pomada, creme ou spray para auxiliar o controle de sintomas relacionados a hemorroidas. No entanto, é importante não realizar a automedicação, procurando sempre um médico antes de partir para a solução.

Confira quais são os medicamentos que podem ser utilizados no tratamento de hemorroidas:

  • Proctyl®: esse produto pode ser utilizado na forma de supositório e creme, na sua composição são descritos o Policresuleno, que tem ação de assepsia e hemostasia, ou seja, limpeza e controle de sangramento, e o cloridrato de Cinchocaína, que possui função anestésica nas hemorroidas. 

  • Lidocaína® ou Xylocaína®: pode ser utilizado na forma de gel ou creme e tem ação exclusiva no controle da dor por serem anestésicos tópicos nas hemorroidas.

  • Andolba®: esse medicamento tem apresentação na forma de spray e sua função é de anestesiar e dar alívio de dor e coceira das hemorroidas.

  • Hemovirtus®: é composto por Hamamelis Virginiana, Davilla Rugosa, Atropa Belladonna, Mentol e Lidocaína. Sua função é dar um efeito anti-inflamatório, vasoconstritor (contração dos vasos), anestésico e alívio de irritação da região das hemorroidas.

  • Ultraproct®: é um creme que tem como principais componentes a Fluocortolona e o anestésico local lidocaína. A Fluocortolona é um tipo de corticoide que auxilia no controle de inchaço, irritação e coceira.

  • Bepantol derma®: tem como principal componente a Pró-vitamina B5 (dexpantenol) que faz a hidratação e auxilia na restauração natural da pele.

  • Proctan®: possui na sua composição Hidrocortisona, Lidocaína, Óxido de Zinco e Subgalato de Bismuto, que atuam no alívio de sintomas como dor, inchaço local, ardor e coceira, além de ação cicatrizante e secante de lesões que liberam secreção.

  • Hemocort®: sua formulação e efeito são muito semelhantes ao Proctan.

  • Hemofiss®: sua formulação e efeito são muito semelhantes ao Proctan.

  • Proctosan®: sua formulação e efeito são muito semelhantes ao Proctan.

  • Proctfis H®: sua formulação e efeito são muito semelhantes ao Proctan.

  • Proctoderm®: é um sabonete líquido específico para região íntima anal. A composição desse sabonete de uso anal e perineal é Extratos de Calêndula, Centella Asiática, Malva e Camomila, que possuem propriedades anti-inflamatórias, trazendo alívio da irritação da pele e coceira no ânus.

Importante reforçar a orientação de que você não deve, em hipótese alguma, realizar a automedicação. Caso possua sintomas de hemorroidas ou outras doenças anais, a exemplo da fissura anal, fístula anal e plicomas, procure um coloproctologista, o especialista em doenças indistinais e do canal anal.

Ele ficará encarregado de realizar o exame de toque retal e anuscopia, com o objetivo de fazer a avaliação necessária para diagnosticar e determinar qual o tratamento necessário para o seu caso. Sendo assim, antes de tudo, procure um médico. 

Uma imagem contendo DiagramaDescrição gerada automaticamente

Agende sua consulta agora.

Obrigado. Em breve entraremos em contato.
Ops... Alguma coisa deu errada. Tente atualizar a página.