A coloproctologia é a parte da medicina que estuda doenças intestinais (cólon), do reto e ânus. O médico que atua nesta área é conhecido como médico coloproctologista, cirurgião colorretal ou popularmente como proctologista.
Para se tornar um especialista na área, é preciso fazer residência em cirurgia geral por, no mínimo, 3 anos. Além disso, depois é necessário fazer outra especialização na área. Essa segunda especialização deve ter pelo menos 2 anos para que seja possível começar a atender pacientes.
Você sabia que essa é uma das atividades mais antigas da medicina? Existem registros históricos de mais de 5 mil anos. A coloproctologia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. A classe é representada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia.
O médico proctologista é o mais indicado para tratar diversas doenças intestinais, do reto e ânus. Entre elas, hemorróidas, incontinência anal, fissuras anais, câncer no intestino grosso e reto. Outras condições incluem:
Esta é uma área da medicina que evolui constantemente e sempre existem diversas novidades no setor. Assim, estão em desenvolvimento novos tratamentos, realizações de exames e cirurgias.
Atualmente, são usadas técnicas modernas e pouco invasivas com o apoio de novas tecnologias para realizar a maioria dos procedimentos. Sendo assim, é possível contar com o médico coloproctologista para resolver seu problema com segurança e conforto.
Existe uma certa confusão com outra área de atuação médica, chamada urologia. Na verdade, o especialista em urologista cuida do sistema urinário e sistema reprodutor masculino.
Entretanto, quando ele pede um exame de próstata, o procedimento pode ser realizado por um proctologista porque a glândula é alcançada pelo ânus. Mas, é comum que essa confusão exista, justamente por conta disso.
Porém, tanto para homens como para mulheres, o médico coloproctologista pode ser útil. Em caso de distúrbios ou doenças relacionadas ao intestino, reto e ânus, o certo é procurar por esse profissional. E é claro, isso principalmente em casos onde os sintomas abaixo são sentidos:
Apesar dos sintomas parecerem simples e de fácil cuidado, não procurar um médico especialista em coloproctologia pode resultar em graves complicações. Portanto, o ideal é visitar regularmente um doutor que seja de sua confiança para realizar exames periódicos e de prevenção.
Em sua maioria, as doenças colorretais, mesmo as mais graves, são tratáveis por meio de medicação ou procedimentos cirúrgicos. Porém, quanto antes for diagnosticado o problema, maiores serão as chances de cura do paciente.
Sendo assim, nada mais justo do que contar com a ajuda do médico coloproctologista. Esse profissional é especialista em problemas na área do reto, como você viu acima. Além disso, ele também auxilia em casos de problemas no intestino.
Dessa forma, fica mais fácil entender os sintomas dos pacientes e identificar cada caso. Assim, o tratamento ideal pode ser indicado, alcançando melhores chances de cura e recuperação.
Além disso, é esse profissional que vai te auxiliar na hora de prevenir toda e qualquer doença na região. Portanto, é importante contar sempre com um médico de confiança, que possa atender sempre que preciso.
Gostou do texto? Se você ainda tem dúvidas sobre essa área da medicina, entre em contato ou deixe seu comentário. Caso precise consultar um proctologista, marque um atendimento. Consulte a disponibilidade de horários e agende uma visita!