Hemorroida pode virar câncer?

De repente aparece um caroço na borda do seu ânus ou sangue vermelho vivo nas suas fezes e você começa imaginar o pior dos desfechos. Será câncer? Vou morrer disso?

Não. As hemorroidas não viram câncer e não mata. Entretanto, ela pode te salvar de um. Mas como? 

A doença hemorroidária corresponde a mais de 50% das causas de procura ao proctologista. Como são sintomas que causam pânico, estes pacientes buscam a consulta com certa urgência. E o alívio é imediato quando escuta do especialista que a doença em questão se trata “apenas” de uma hemorroida e não de uma doença com potencial maligno.

Uma vez dentro do consultório do coloproctologista, este além de fazer uma anamnese e examinar o doente de forma minunciosa, realizando o exame proctológico que é composto pelo toque retal e anuscopia (avaliação externa e interna do ânus e canal anal). E se for indicado também solicitará exames de check-up gastrointestinal. 

Dentre esses exames, pode ser solicitada a colonoscopia. Este exame permite encontrar lesões pré-cancerigenas como pólipos e lesões sésseis com potencial de malignização. Além disso, a colonoscopia permite a retirada dessas lesões durante o próprio exame, como é o caso dos pólipos intestinais

SAIBA MAIS SOBRE PREPARO PARA COLONOSCOPIA

SAIBA MAIS SOBRE PÓLIPOS INTESTINAIS - VÍDEO: https://youtu.be/UkmfWYhJZSc

Quero salientar a importância de conhecer seu próprio corpo e estar atento as mudanças e transformações pelas quais ele tem passado. Assim, com os primeiros sinais e sintomas de que algo está errado o seu médico de confiança pode investigar melhor, orientar e tratar adequadamente. 

Esse alerta vai principalmente para os homens que costumam negligenciar os sintomas menores e só procuram acompanhamento médico quando estão com muita dor e desconforto, já com a doença bem evoluída. 

Lembrando que a doença hemorroidária tem controle clínico muitas vezes, sendo possível tratar a hemorroida em casa e nem todas apresentam indicação cirúrgica. Por outro lado, os pacientes com indicação de retirar as hemorroidas cirurgicamente, apresentam grandes benefícios com a cirurgia, com uma notável melhora dos sintomas e da qualidade de vida. 

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a cirurgia de hemorroida.

Espero que esse texto tenha respondido algumas dúvidas e apreensões. Quando buscar a avaliação cuidadosa de um especialista em coloproctologia certifique-se de que o mesmo possua o título de especialista emitido pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

Uma imagem contendo DiagramaDescrição gerada automaticamente

Agende sua consulta agora.

Obrigado. Em breve entraremos em contato.
Ops... Alguma coisa deu errada. Tente atualizar a página.