LASER PARA CISTO PILONIDAL

O cisto pilonidal ou também chamado cisto sacrococcígeo, é uma inflamação crônica da pele e subcutâneo na região entre os glúteos e próximo ao cóccix. Esse processo inflamatório é causado por uma infecção crônica de bactérias que colonizam a região sacral, anal e glútea, proliferando em fragmentos de pêlos, glândulas sudoríparas e sebáceas, além de restos de pele.

Por que ocorre o cisto pilonidal?

Geralmente, ocorre um processo de atrito crônico da região comprometida por posição de sentar-se errado sobre o sacro e cóccix em assentos mais rígidos por períodos prolongados. E por meio de um ciclo vicioso de inflamação e cicatrização formam-se cistos de pêlos e sebo que infectam-se frequentemente, causando dor e saída de secreção purulenta.

Fatores de risco para cisto pilonidal:

- Homens jovens;

- Excesso de pêlos em região entre os glúteos e próximo ao sacro;

- Ovário policístico;

- Pele oleosa;

- Obesidade;

- Sedentarismo;

- Atividade de trabalho em posição sentada por muitas horas.

Tratamento do cisto pilonidal

Atualmente, dispomos de várias técnicas cirúrgicas para resolução do cisto pilonidal se suas complicações, dentre elas temos procedimentos mais invasivos e outros que são chamados de minimamente invasivos. Neste texto, vamos nos ater apenas com os 2 menos invasivos. Caso queria saber mais sobre cisto pilonidal e os outros tipos de tratamento clique aqui.

LASER de DIODO

A utilização do laser para fechamento de feridas de difícil cicatrização tem sido aplicada em várias especialidades médicas como cirurgia vascular, ortopedia e ginecologia. Desta forma, naturalmente a coloproctologia adotou essa tecnologia há alguns anos.

O procedimento de tratamento de cisto pilonidal com laser funciona da seguinte forma:

1. Primeiro aplicamos uma escovinha bem fina para retirar os resíduos internos do cisto e depois fazemos a higienização da parte interna com soro fisiológico;

2. A partir do momento que está limpo, introduzimos uma fibra de laser, que é um cateter de poucos milímetros de diâmetro, através dos orifícios por onde sai a secreção do cisto até chegar na parte central;

3. Acionamos o laser de forma intermitente até cauterizar toda a parte interna das paredes do cisto, colabando o seu interior e fechando todos os orifícios. Sabemos inclusive, que o efeito de fechamento e cicatrização do laser pode persistir por mais 3 a 6 meses após o procedimento realizado.

Vídeo completo com descrição detalhada sobre o tratamento do Cisto pilonidal com LASER.

E.P.Si.T. (Endoscopic Pilonidal Sinus Treatment)

Na técnica chamada EPSIT colocamos uma microcâmera dentro do orifício por onde sai a secreção do cisto até chegar dentro da parte interna para localização dos trajetos que se formam e para ter acesso aos pêlos, pus e detritos que foram acumulados. Depois passamos de fina pinça por dentro da câmera que possibilita uma limpeza completa no interior do cisto. E na sequência e realizada a cauterização interna, sob visão direta com a câmera, nas paredes do cisto para que ele cicatrize e feche de dentro para fora.

Tudo isso é realizado sem fazer cortes e sem ter que dar nenhum ponto nessa região tão sensível.

Nessa técnica é possível atingir um bom resultado estético e menor tempo de recuperação, propiciando um retorno mais rápido às atividades habituais.

E qual das 2 técnicas é melhor EPISiT ou LASER?

Na realidade, não temos essa resposta ainda. Mas o que temos feito em muitos pacientes é a combinação dessas duas tecnologias, passando a microcâmera para estudar todos os trajetos internos do cisto para fazer uma limpeza bem efetiva associada a aplicação do laser nos orifícios e internamente do cisto. Essa combinação atrela as vantagens de ambas as técnicas para otimizar ao máximo o resultado final do tratamento.

Homem com roupa azulDescrição gerada automaticamente com confiança média

Uma imagem contendo DiagramaDescrição gerada automaticamente