O que é um CÂNCER?

Nosso organismo é formado por uma enorme quantidade de células com funções diferentes e que trabalham de forma organizada.

Em um corpo saudável, naturalmente, as células crescem, se dividem, morrem e são substituídas de maneira controlada por outras células sadias.

QUAL A DIFERENÇA DE NEOPLASIA, TUMOR E CÂNCER?

Mas quando essas mesmas células sofrem algum tipo de alteração no DNA e passam a se dividir e se reproduzir de forma DESORDENADA é que surgem os problemas.

Esse crescimento desenfreado resulta em um agrupamento de células doentes, que podem causar a origem de uma massa, conhecida popularmente como tumor.

Os “tumores” são qualquer massa anômala observada nos tecidos. Se a massa, formada por células, apresenta uma taxa de crescimento maior que o normal, define-se “neoplasia”. 

As neoplasias são classificadas em benignas e malignas. 

As neoplasias benignas tendem a se apresentar como massas teciduais de crescimento lento e expansivo, que comprimem e não propriamente infiltram o tecido vizinho, assumem aspecto circunscrito, com limites claramente identificados. São de mais fácil remoção cirúrgica e cura.

Por outro lado, as neoplasias malignas caracterizam-se por crescimento rápido e invasivo, disseminação por meio de vasos sanguíneos ou linfáticos, sobrevivendo e crescendo como novas lesões em linfonodos ou órgãos distantes, o que caracteriza as metástases. A esse tipo de neoplasia chamamos “câncer”.

Existem mais de 100 tipos diferentes de câncer. No Brasil, os mais comuns são: câncer de mama, câncer de próstata e câncer colorretal, além do câncer de pulmão. 

Dentro do aparelho digestivo o câncer mais comumente encontrado é o de intestino grosso (cólon e reto), seguido do câncer de estômago e câncer de fígado. Menos frequentemente, temos ainda o câncer de esôfago e de pâncreas, além do câncer de vesícula biliar. 

Uma imagem contendo animal, pequeno, menina, vestindoDescrição gerada automaticamente

O diagnóstico de um câncer é sempre um momento de ansiedade e medo para o paciente e sua família. É um diagnóstico carregado de estigmas para muitos, porém quando descoberto precocemente, temos boas chances de cura e resolução da doença. Por isso devemos estar sempre atentos com nossa saúde, fazendo os exames preventivos, rastreios e acompanhando com um médico de confiança.

Uma imagem contendo DiagramaDescrição gerada automaticamente

Agende sua consulta agora.

Obrigado. Em breve entraremos em contato.
Ops... Alguma coisa deu errada. Tente atualizar a página.