HÉRNIA INGUINAL: O QUE É E COMO TRATAR

Hérnia inguinal é um orifício em uma área de fraqueza muscular da região da “virilha” entre a coxa e o abdome. E através dessa falha da parede abdominal forma-se um abaulamento ou nodulação dolorosa aos esforços.

Vídeo 1: o que é hérnia.

érnia é uma doença muito comum na população mundial, pode se manifestar em homens e mulheres, assim como em crianças e idosos.

Existe uma predisposição genética para ocorrer esse afrouxamento da musculatura da parede abdominal. No entanto, associado a isso os principais fatores de risco são:

• Grandes esforços físicos;
  • Obesidade;
  • Gravidez;
  • Tabagismo;
  • Desnutrição;
  • Doenças do colágeno.

Hérnia é grave ou perigosa?

A tendência natural dessa fraqueza muscular é aumentar com o tempo e ir esgarçando ainda mais o orifício da hérnia. A velocidade desse processo vai depender da intensidade de esforço físico realizado, ganho de peso e o próprio processo de envelhecimento do corpo.

Com o passar do tempo essa falha muscular vai predispor a passagem por dentro da hérnia de conteúdo abdominal, como o intestino, por exemplo. E esse é o risco e “perigo” da hérnia inguinal. Porque o intestino pode entrar dentro da hérnia e ficar preso, processo chamado de encarceramento.

Com o encarceramento do intestino dentro da hérnia, pode ocorrer a falta de suprimento sanguíneo nessa alça intestinal causando estrangulamento e possível perfuração intestinal, que é uma complicação bastante grave.

Qual o tratamento da hérnia inguinal?

O tratamento da hérnia inguinal é sempre cirúrgico, tendo em vista que não há medicamento ou fisioterapia de fortalecimento que vai fechar esse orifício na musculatura da parede abdominal.

Atualmente, o tratamento cirúrgico “padrão ouro” é a herniorrafia inguinal por via minimamente invasiva por cirurgia laparoscópica e cirurgia robótica, técnicas cirúrgicas que conferem uma agressão muito menor ao corpo do paciente comparada a cirurgia aberta com “corte”.

No tratamento cirúrgico minimamente invasivo por laparoscopia e robótica é possível uma recuperação pós-operatória mais rápida com retorno precoce às atividades da rotina do paciente e menos dor durante a recuperação.

O uso de tela cirúrgica é obrigatório na cirurgia de hérnia inguinal?

O uso de telas, como próteses cirúrgicas, no tratamento de hérnia inguinal é sempre necessário para evitar que a hérnia recidive ou volte a se formar, tendo em vista que a região da virilha é uma área de grande tensão muscular entre a coxa e o abdome.

Neste vídeo explico como são os tipos de telas cirúrgicas:

Vídeo 2: Telas cirúrgicas.

Quais as recomendações e o que esperar após a cirurgia de hérnia inguinal?

Além do afastamento de atividades físicas por um período existem outras recomendações e dicas, assista o vídeo que explico sobre os cuidados no pós-operatório de hérnia inguinal.

Vídeo 3: Recomendações e cuidados a pós a cirurgia de hérnia inguinal.

Uma imagem contendo DiagramaDescrição gerada automaticamente