Confira dicas de dieta saudável para evitar constipação

Não sofra mais! Melhore sua qualidade de vida adotando simples hábitos saudáveis na hora de se alimentar

Você tem problemas para ir ao banheiro regularmente? Apesar de não ser algo normal, a constipação atinge a maioria das pessoas, independentemente da idade, peso ou organismo. A constipação intestinal também é conhecida como intestino preso, ressecado, lento, e etc.

A constipação intestinal é uma alteração que ocorre no funcionamento do intestino, que atrapalha a frequência evacuatória. A pessoa passa a ir cerca de 3 vezes ou menos, durante o período de uma semana, ao banheiro.

Apesar de ocorrer com mais frequência em idosos acamados e mulheres de todas as idades, esta é uma patologia que pode afetar homens e crianças também. Para evitar esse quadro, que pode se tornar crônico com passar dos anos se não for tratado, o ideal é manter hábitos alimentares saudáveis e que ajudem a estimular a evacuação.

A fibra é uma poderosa aliada para a dieta que previne a constipação intestinal, isso por que o corpo humano não é capaz de digerir corretamente a maioria dos alimentos. Por isso a fibra permanece no interior do intestino até o momento da eliminação, ela retém a água no bolo fecal tornando-o pastoso o suficiente para facilitar seu transporte através do intestino até o reto.

Constipação Funcional

Esta patologia é decorrente da ingestão inadequada de água e fibras, além da falta da realização de atividades físicas, o que gera uma alteração no ritmo de trabalho do intestino e desenvolve a constipação intestinal.

Quando a constipação se torna um problema habitual é necessário procurar um médico especialista. Também em casos específicos onde a mudança é brusca na rotina intestinal, sem que tenha acontecido alguma alteração nos hábitos alimentares o ideal é agendar uma consulta com um coloproctologista.

Dieta especial para constipação

Não existe segredo para acabar com a constipação, basta ter uma dieta nutritiva e balanceada para que o organismo continue (ou volte) a funcionar normalmente. A prisão de ventre pode ser evitada com alimentos ricos em fibras, como a aveia, frutas e verduras.  A água também é importante para manter o organismo saudável.

A dica é comer pelo menos uma vez ao dia mamão e ameixa, folhas verdes como espinafre e alface.  Mas não se esqueça que é preciso incluir a água na dieta, porque ao aumentar a quantidade de fibras ingerida pode deixar o intestino ainda mais preso se não houver água o suficiente para hidratar e formar o bolo fecal.

Os alimentos que vão ajudar seu intestino a funcionar corretamente são:

– Opte pelas verduras com folhas verdes, como o alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, brócolis, espinafre e nabo.

– Frutas: Mamão, pera, ameixa, laranja, abacaxi, pêssego, uva-passa, figo e damasco.

– Cereais: Gérmen de trigo, farelo de trigo, aveia em flocos grossos e quinoa.

– Sementes: Chia, linhaça, gergelim, semente de abóbora e de girassol.

Insira em sua dieta os alimentos integrais, como os pães, arroz e macarrão. E também tem os probióticos naturais, iogurtes naturais e kéfir. O certo é incluir estes alimentos em sua rotina alimentar todos os dias, pois apenas o consumo constante vai fazer com que o intestino funcione regularmente.  Dá mesma forma, também é necessário evitar a todo o custo alguns alimentos que podem prender seu intestino.

Evite ingerir açúcar em excesso, como refrigerantes, bolos, doces, bolachas recheadas, chocolates, e etc. As gorduras ruins também atrapalham e ainda podem causar outros problemas para sua saúde, então corte as frituras e os fast food.  

Qual a quantidade ideal de água?

Algumas pessoas entendem que a quantidade ideal de água para um adulto é de dois litros por dia. Porém, na verdade essa quantidade pode variar de acordo com a necessidade de cada organismo e ainda existem fatores que também podem influenciar.

É importante frisar esta informação: a água é fundamental para manter o bom funcionamento do nosso organismo. Pois é ela que transporta os nutrientes pelo corpo, regula a temperatura corporal e tem outras funções imperativas para uma boa saúde. Mais de 60% do corpo humano é composto por água.

A água hidrata as fibras que comemos, aumenta o bolo fecal e facilita a sua eliminação. Ela também mantém hidratado o tubo intestinal, o que faz com que as fezes passem por esse caminho sem dificuldades.

A quantidade para consumo vai variar por pessoa, já que a medida certa é baseada no peso. Em média 35ml/ kg por dia, isso na fase adulta. Exemplo, uma pessoa com cerca de 50 kg deve consumir 35×50 = 1.750. Já uma pessoa com 90 kg 90×35=3.150.

Funcionamento regular do intestino

Como manter o intestino funcionando corretamente? Basta seguir uma dieta nutritiva e balanceada, tomar a quantidade ideal de água para seu organismo funcionar corretamente, realizar atividades físicas constantemente e ter hábitos saudáveis. Mantendo estes hábitos o intestino deve voltar a funcionar entre 7 a 10 dias.

Agende sua consulta agora.

Obrigado. Em breve entraremos em contato.
Ops... Alguma coisa deu errada. Tente atualizar a página.