Câncer de Intestino: Perguntas e Respostas

Infelizmente a ciência e a medicina ainda não conseguiram descobrir uma maneira de impedir completamente o surgimento do câncer. O câncer de intestino, por exemplo, deve atingir 40,9 mil brasileiros em 2021.

Por mais que ele seja um dos mais comuns no Brasil, ainda existem muitas dúvidas sobre o tema. Então, resolvi colocar aqui as perguntas mais frequentes dos pacientes em relação a doença:

1)    É verdade que o câncer colorretal é um dos que mais matam no país?

Infelizmente é verdade. Pois, está entre os três primeiros no Brasil e com aumento da incidência a cada ano.

2)    Quais pessoas correm mais risco de ter este tipo de câncer?

Os principais fatores de risco para o câncer colorretal são:

·         Histórico familiar de câncer de intestino;

·         Obesidade;

·         Dieta pobre em fibras;

·         Alto consumo de gorduras de origem animal.

Além disso, pessoas portadoras de doença inflamatória intestinal também são propensas a essa doença.

3)    Quais os principais sintomas do câncer de intestino?

Os principais sintomas de alarme são:

·         Sangue ou muco nas fezes;

·         Emagrecimento sem explicação;

·         Anemia com deficiência de ferro;

·         Fezes afiladas;

·         Mudanças na consistência das fezes, como diarreia e intestino preso.

Portanto, se você enfrentar alguma destas condições, é importante ficar atento. Ainda mais se fizer parte do grupo de risco.

4)    Qual a importância de um diagnóstico precoce do câncer de intestino? Aumentam as chances de cura?

Sem dúvidas o diagnóstico precoce muda completamente o tratamento e índice de cura. Assim, quanto mais precoce a identificação do tumor maligno, então maiores as chances de cura.

5)    No que consiste o tratamento do câncer de intestino?

O tratamento baseia-se na maioria das vezes em retirada de parte do intestino grosso ou do reto, assim como dos gânglios linfáticos da região tumoral. Além disso, pode ser necessária a aplicação de tratamento complementar com quimioterapia e radioterapia, dependendo de cada caso.

6)    Há medidas preventivas contra a doença?

A melhor forma de prevenir o problema é ter uma alimentação saudável, rica em fibras e pobre em gordura animal. Também é interessante a prática de exercícios físicos e o controle adequado do peso corporal.

7)    Como é feito o acompanhamento após o tratamento do câncer de intestino?

Em primeiro lugar, é realizado o tratamento adequado. Em seguida, o acompanhamento do câncer colorretal deve continuar por ao menos 5 anos. Assim, fazendo consultas médicas regulares e exames de imagem, como tomografias, colonoscopia e marcadores tumorais.

8)    Campanhas para prevenção do câncer de intestino são importantes?

Com certeza! Divulgar esse tipo de informação é de suma importância para controlar o número de novos casos no Brasil e no mundo. O câncer colorretal pode ser evitado com a adoção de hábitos mais saudáveis.

Além disso, o rastreio da doença de forma preventiva, por meio da colonoscopia para a retirada de pólipos intestinais, que são os precursores da doença, é algo importante.

Um problema do câncer colorretal é que normalmente os sintomas surgem já com a fase avançada da doença. Aliás, isso acontece para 80% dos pacientes. Por isso, fique atento já aos primeiros sinais, tente mudar seus hábitos e evite esse problema grave de saúde!