7 hábitos comuns que fazem mal para a sua saúde

Veja nesse artigo 7 hábitos mais comuns que devem ser evitados para manter sua saúde.

Nada pode falar mais sobre um ser humano do que as suas escolhas, seu comportamento, suas peculiaridades e até mesmo os seus vícios. Todos os aspectos humanos representam um pouco de sua personalidade. A natureza humana sempre influencia de maneira que criam-se hábitos, mas nem sempre os hábitos são conscientes e bons para a saúde.

E é exatamente por ser um hábito inconsciente que não há necessidade de se sentir culpado, nem todos os hábitos ruins podem ser evitados. Por essa razão, veja nesse artigo alguns hábitos comuns, mas que podem trazer grandes problemas para a sua saúde.

1 – Passar muitas horas sentado
É claro que esse hábito não é opcional para a maioria dos brasileiros, já que isso é uma questão de trabalho, principalmente para quem trabalha no computador. Esse é um hábito ruim para sua saúde pois diminui o metabolismo, fazendo você ganhar mais peso, esse hábito também gera outros problemas de saúde. A melhor forma de evitar os problemas de saúde gerados por muito tempo sentado é: A cada hora, levante-se e movimente-se por alguns minutos, além de evitar o sedentarismo também mantém sua saúde estável.

2 – Roer as suas unhas
Esse é hábito comum para pessoas que sofrem de ansiedade, sua solução está diretamente ligada ao auxílio de um médico. Seus problemas principais vão além de danificar seus dentes, o ato de roer a unha também pode ferir a pele ao redor, causando infecção. Roer as unhas é abrir as portas, nesse caso a boca, para inúmeras doenças pelo transporte de germes, um hábito péssimo para a sua saúde.

3 – É hora de dormir
Ter uma boa noite de sono, entre 7 e 8 horas, é essencial para evitar problemas de saúde como o aumento da pressão arterial, doenças cardíacas, depressão e outros. Além disso, sua capacidade de absorver e aprender também ficam danificadas. Outro hábito ruim, mas comum entre as pessoas, é o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir, eles emitem a luz azul que prejudica seu sono e a sua saúde. Inclusive, existem estudos que mostraram ligação entre qualquer tipo de luz noturna excessiva e o câncer e doença cardíaca, por exemplo. Em ambos os casos, é recomendado que tudo seja interrompido uma hora antes de ir para a cama, se houver problemas para dormir, opte por um livro.

4 – Comer demais, comer com pressa ou comer besteiras
Uma alimentação em excesso causa danos sérios para a sua saúde, como pressão alta e diabetes por exemplo. Por isso, alimente-se respeitando suas condições físicas, seu metabolismo e os horários. Mas, não vá achando que os hábitos ruins são só sobre ser um guloso.

Se você come depressa, você também está causando problemas para a sua saúde, isso porque comer depressa faz com que o cérebro tenha menos tempo para compreender que já está satisfeito. Exatamente, você não consegue identificar que está satisfeito para então parar de comer quando é realmente necessário, o que leva você a comer mais e consequentemente abre espaço para doenças como a obesidade.

Mas não dá para falar de alimentação sem falar delas, aquelas besteiras que todo mundo gosta de comer de vez em quando, porque todo mundo sabe que engorda. Mas não é só isso que as comidas gordurosas fazem com a sua saúde não. Uma alimentação saudável sacia a fome, enquanto comer besteiras pode danificar sua saúde com as doenças citadas anteriormente e até mesmo com doenças cardíacas.

5 – Bronzeado
Muitas pessoas querem ter o bronzeado perfeito e isso é normal, mas para obter o bronzeado perfeito nunca se deve optar por opções como bronzeamento artificial e sol diretamente na pele, sem protetor solar. Essas opções são formas de agressão diretas a sua pele, o que aumenta e muito as chances de ter câncer de pele. A cada vez que você faz isso, você está aumentando as suas chances de acabar com a saúde da sua pele. Ou seja, protetor solar sempre. Está nublado, mas ainda existem raios que podem ferir a sua pele, por isso, sempre passe o protetor solar indicado para a sua pele.

6 – Música extremamente alta nos fones de ouvido
O som alto é um problema sério e apesar de ser um hábito negativo para a saúde, ocorre mais com os jovens. Uma conversa comum chega a 60 decibéis enquanto o aspirador de pó atinge 70, essa é a altura máxima para a música nos fones de ouvido e mesmo assim, não deve ser ouvido nesse volume por muito tempo. Lidar com música alta, até mesmo com barulhos muito altos, faz com que haja uma possibilidade crescente nos riscos da perda de audição conforme se envelhece. Além disso, a perda auditiva está ligada a problemas de memória e até mesmo a perda de tecidos cerebrais em muitos casos.

7 – Tabagismo
De todos os maus hábitos que afetam a sua saúde, esse é de longe o pior. Fumar afeta quase todos os órgãos do corpo humano e pode causar inúmeras doenças, como por exemplo, problemas cardíacos, bronquite, enfisema, AVC e o mais conhecido, câncer. Além disso aumenta o risco de tuberculose, problemas oculares e até mesmo distúrbios imunológicos.

Conviver com fumantes também causa danos para a sua saúde. Isso porque você passa a ser então um fumante passivo e os fumantes passivos estão propensos a sofrerem de doenças como a asma, câncer de pulmão e acidente vascular cerebral.

É claro que se livrar de um hábito é complicado, muitas vezes, torna-se ainda mais difícil pela dependência causada pelo cigarro, mas ser difícil não é sinônimo de ser impossível. Se você é um fumante, observe quantos cigarros são fumados ao dia, 2 maços?

Talvez não tenha notado o quanto você gasta mensalmente com cigarro, mas saiba que se o maço do cigarro custa exatamente 8 reais e você fuma 2 maços ao dia, em um ano você gasta mais de R$ 5.900,00 apenas em cigarro. Talvez seja a hora ideal para economizar seu dinheiro e a sua saúde.

Agende sua consulta agora.

Obrigado. Em breve entraremos em contato.
Ops... Alguma coisa deu errada. Tente atualizar a página.